Serguiev Posad uma cidade do Anel de Ouro.

28 de novembro de 2016 por Keylla Victor

O Anel de Ouro é um grupo de cidades medievais que formam um anel a nordeste de Moscow. Estas cidades tiveram grande participação na História antiga da Russia, com os Czares e na formação da igreja ortodoxa russa. As cidades estão cheias de arquitetura da idade Média, incluindo muralhas, fortes, igrejas e monastérios.

As cidades do Anel de Ouro.
As cidades do Anel de Ouro.

Visitar o Anel de Ouro nos dá uma sensação de voltar no tempo,  termos uma ideia de como era a Rússia dos Czares. As histórias estão diretamente ligadas as invasões mongóis e ao Czar Ivan o Terrível, que era extremamente religioso.

Visitamos somente a cidade de  Serguiev Possad (em russo: Се́ргиев Поса́д) a 70 km de Moscou; a cidade se desenvolveu no século XV a partir de um dos maiores mosteiros da Rússia, o Monastério da Trindade-São Sérgio, criado por Sérgio de Radonej. Como o nome da cidade tem fortes conotações religiosas, as autoridades da  antiga União Soviética mudaram-na para Serguiev, em 1919, e depois para Zagorsk, em 1930, em memória ao revolucionário Vladimir Zagorsky. O nome original foi restaurado em 1991, com o fim da União Soviética.

Este mosteiro foi fundado em 1345 por Sérgio de Radonej, que foi canonizado após a sua morte em 1422 e declarado padroeiro do país. Foi o centro da Igreja Russa até 1920, quando foi fechado pelo governo bolchevique.

O mosteiro declarado Patrimônio da Humanidade, ainda é um dos centros da igreja russa e possui além das igrejas, um seminário, uma academia espiritual, um hospital, aposentos do Czar e o Palácio dos Metropolitas. É comum encontrar entre os turistas, muitos fiéis, peregrinos,  sacerdotes, monges e seminaristas, normalmente são eles que acompanham os visitantes.

O Mosteiro também é protegido por uma grande muralha.
O Mosteiro também é protegido por uma grande muralha.
dsc04415
As igrejas foram recentemente restauradas, todas tem estilo barroco russo.

Bem no meio do pátio uma fonte de água benta, jorra uma água fresquinha e cristalina, permitindo aos fiéis que além de se benzerem, possam levar a água para ser consumida em casa.

dsc04411

A igreja com os domos azuis é a Catedral da Assunção, é a mais importante igreja do complexo. Foi construída durante o reinado do Czar Ivan o Terrível.

dsc04414
Catedral da Santíssima Trindade, erguida sobre o túmulo de São Sérgio.
dsc04413
Refeitório dos monges da igreja ortodoxa, construído no final do sec. XVII.

OBSERVAÇÕES CURIOSAS:

Na religião ortodoxa,  dentro das igrejas há diversos túmulos,  algumas abrigam túmulos dos antigos Czares e seus familiares e outras tem os túmulos dos santos que dão nomes as igrejas, eles  são sempre protegidos por vidros e os fiéis beijam os túmulos como forma de veneração.

As igrejas são tão lindas por dentro quanto por fora, porém não contém estátuas dos santos como na Igreja Católica, e sim imagens pintadas, chamadas de ícones e estão espalhadas por todas as igrejas, e também podem ser beijadas pelos fiéis.

Dentro das igrejas não existem bancos, as missas são assistidas em pé pelos fiéis, uma área reservada ao Czar é o único lugar com assento.

As missas são inteiramente cantadas, são realmente lindas, apesar de não dar para entender nada.

As mulheres, principalmente as fiéis praticantes, devem cobrir suas cabeças com um véu ou lenço dentro da igreja ou de um complexo religioso, como o de Serguiev Possad, como forma de respeito a Deus e as tradições ortodoxas.

dsc04416
Torre dos sinos.

MINHA OPINIÃO:

Serguiev Possad é bonito, mas é longe e o passeio é caríssimo, você perde um dia inteiro, vale para ver um pouco do interior da Rússia, mas se o tempo e o dinheiro forem um problema, não se preocupe, você não estará perdendo tanto assim, desfrute de Moscou onde as igrejas são de extrema beleza.

 

 

 

 

 

Comentários

comentários