New Hampshire e Lake Winnipesaukee

5 de setembro de 2016 por Keylla Victor
Fazenda de Abóbora

A viagem pelo estado de New Hampshire foi de fato surpreendente, gastronomia excelente, outlets com taxa 0 e a queda das folhas no Outono…um show a parte.

O outono no norte dos Estados Unidos é um espetáculo que precisa ser visto, as folhas proporcionam um show de cores passando do verde, ao laranja até o vermelho. Lindo demais.

Nossa viagem começou em Boston, no estado de Massashucetts, onde alugamos um carro já no aeroporto e dirigimos para o Norte, em direção estado vizinho, New Hampshire.

NEW HAMPSHIRE

New Hampshire é o quinto menor estado dos Estados Unidos, fica na região da Nova Inglaterra (New England), faz fronteira com os estados de Massashucetts, Maine e Vermont, além de sua fronteira internacional com a Província de Quebec no Canadá.

New Hampshire fica em uma região conhecida como New England

O estado de New Hampshire, foi o primeiro a se declarar independente da Inglaterra durante o período colonial e tem em sua bandeira seu lema oficial, que alias é  muito popular no Estados Unidos, “LIVE FREE OR DIE” (VIVA LIVRE OU MORRA).

New Hampshire, é bastante arborizado, tem mais de 1300 lagos,  o grande Lago Winnipesawkee com 101km de extensão, fica no centro do estado, as cidades ao redor dele se tornaram balneários de férias,  nos meses de verão  (Junho a Agosto), as pessoas vão para pescar, praticar esportes aquáticos e aproveitar os dias ensolarados.

Fomos até Lake Winnipesawkee

Nos meses de outono (setembro até começo de novembro) a estrela é a folhagem colorida, que se espalha ao longo das rodovias, ao redor dos lagos e até dentro das cidades; atraindo milhares de turistas que nunca param de fotografar.

Paisagem de tirar o fôlego.

Nosso roteiro incluía alguns Outlets, que eu posso afirmar, não perdiam nada para os de Miami, nem nas marcas e muito menos nos preços que eram até muito melhores que os encontrados  na Flórida.

Todo o estado de New Hampshire tem taxa 0, ou seja não há imposto sobre o que comprarmos, enquanto na Flórida o imposto é de 6% , em New York 8,87%. O público alvo destes Outlets são os próprios americanos, que vem de outros estados fazer compras com taxa ZERO e também os canadenses, que encaram um custo de vida bem mais alto e impostos sobre produto mais altos ainda.

Em Nashua, cidade logo na divisa com o estado de Massashucetts, fica o Merrimack Premiun Outlet, um outlet enorme, super bem montado, com todas as marcas conhecidas e com preços arrasadores; faz até os menos consumistas caírem na tentação de umas comprinhas. Reserve pelo menos metade do seu dia para passear por ali, vale muito a pena, mesmo com o dólar mais alto.

Merrimack Preminum Outlet, uma tentação rsrs.
O lugar é muito agradável e bem montado.

As paisagens ao longo das rodovias, até Lake Winnipesawkee são de tira o fôlego, difícil decidir qual a melhor foto. Seguimos então para o norte, passando pelas cidades de Manchester, Concord (capital do estado), Franklin, Laconia até chegarmos em Meredith onde ficamos hospedados.

new-england-fall-foliage-new-hampshire-roadside.jpg.rend.tccom.616.462
Parece pintura.

Meredith é uma cidadezinha com 6 mil habitantes que fica entre os dois maiores lagos do estado, Lake Winnipesawke e o Squam Lake, a cidade tem uma atmosfera muito romântica, parece que foi tirada de um filme. O lugar é muito bonito mesmo…

Meredith.
Lake Winnipesawkee
Lake Winnipesawkee.

Ficamos hospedados em um dos 4 hotéis da cidade, que por sinal pertencem todos a mesma rede, elas dividem  um charmoso mercado com algumas pequenas lojas, alguns cafés e restaurantes.

Todas as quatro propriedades são maravilhosas e de alguma forma tem vista para o lago, – particularmente eu não poderia ter escolhido lugar melhor, aconchegante com quartos muito confortáveis, pela manhã tínhamos deliciosos Muffins, Donuts, suco de laranja e café, tudo era servido como cortesia do hotel… perfeito!!

Optei por ficar no Mill Falls at the Lake Church Landing.

The Mill Falls at the Lake Church Landing.
church-landing-at-mill
O hotel.
O interior do Hotel.

Nosso apartamento era perfeito e com uma vista majestosa para o lago.

Nosso apartamento.
Na varanda
Na varanda.
A varanda era a parte principal do quarto.

Pumpkins

Algo muito interessante, que não poderia deixar de dividir com vocês, foi o que vimos ao longo de todo o percurso que fizemos de carro, as plantações de abóbora, que estavam sendo colhidas e comercializadas nas fazendas ao longo das rodovias, afinal, 31 outubro comemora-se o Halloween (Dia das Bruxas) nos Estados Unidos, e a grande brincadeira entre as crianças e adultos  é cavar a abóbora e colocar uma vela dentro, para decorar casas, hotéis e restaurantes. Nesta região o volume de abóboras é tão grande, que elas estão por toda a parte, com ou sem velas dentro.

Além da decoração, nesta época do ano a abóbora é muito utilizada na culinária, tem até cerveja de abóbora, uma delícia, pode acreditar.

54f9620594584_-_pumpkin-beertail-spiced-sugar-rim-circus-berry-del0914-lgn
A Pumpkin beer, é servida em um copo com açucar e canela nas bordas, humm!
Não resisti a esta foto.
As aboboras estão por toda a parte.
Decoração na entrada de um restaurante em Mouthborow
Decoração na entrada de um restaurante em Moultonboro.

Fazenda de Abóbora
Fazenda de Abóboras.

Se você tiver tempo de sobra, sugiro que continue seguindo para o norte até “White Mountains National Forests”, um parque nacional muito bonito, que no inverno atrai esquiadores que vão em busca da neve em Mount Whashington e nas outras estações, as inúmeras trilhas para caminhada são sempre um bom passeio.

Nós seguimos viagem para Portland, maior cidade do estado vizinho Maine, para experimentar as famosas “LAGOSTAS DO MAINE…que vou te contar tudo em outro post. Fique ligado.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Quem leva: Não existe voos diretos de nenhuma cidade do Brasil até Concord ou Manchester, as maiores cidades do estado de New Hampshire, entretanto de qualquer cidade dos Estados Unidos, existem boas opções das companhias “low cost” americanas como a Jet Blue ou a American Eagle, que pertence a American Airlines.

Meu conselho é alugar um carro partindo de Nova Iorque, Boston,(ambas as cidades têm voos diretos partindo do Brasil) e ir desfrutando da paisagem pelo caminho, as rodovias são maravilhosas, super seguras e as cidadezinhas pelo caminho parecem cenário de filme.

Onde ficar:  Em Meredith, os hotéis da rede Mill Falls at the Lake são todos maravilhosos, nós ficamos no Mill Falls at the Lake Church Landing , não me arrependo.

Quando é melhor: Depende do que você pretende desfrutar, se deseja pescar e participar das atividades aquáticas em Lake Winniepesawkee, os meses de verão (junho, julho e agosto) são ideais. Entretanto o espetáculo da folhagem só mesmo no outono (setembro até começo de novembro) as temperaturas nesta época do ano são amenas e é muito agradável caminhar pelas ruas.