Halong Bay a bordo de um Junk Boat pelo Vietnã

18 de julho de 2016 por Keylla Victor
Vista panoramica de halong Bay

Nossa Viagem pela Ásia começa aqui em Hong Kong, de onde partimos a bordo do Celebrity Millenium, um dos muitos navios da Celebrity Cruises, com destino ao Sudeste Asiático. Nesta viagem de 12 dias pelo sudeste asiático pudemos ver boa parte do Vietnã, Tailândia e Singapura.

Nossa rota a bordo era: Hong Kong / Hanoi   ( Vietnã)/ Da Nang (Vietnã)/ Ho Chi Minh (Vietnã)/ Bangkok (Tailândia) / e acabava em Singapura.

Vou contar tudo sobre cada uma destas paradas aqui no Blog para vocês.

 

Hong Kong - A Skyline mais linda que já vi. Direto da nossa cabine no navio.
Hong Kong – A Skyline mais linda que já vi. Direto da nossa cabine no navio.

Levamos 12 dias de ponta a ponta, um cruzeiro maravilhoso, o navio faz paradas de mais de um dia no mesmo porto, pois os portos são normalmente afastados das cidades e dos pontos turísticos, se parassem por somente um dia não daria tempo de ver nada.

Vietnã nossa primeira parada.
Vietnã nossa primeira parada.

A primeira parada foi Hanoi  no Vietnã, neste ponto o navio atraca em Halong Bay, uma Baía linda considerada uma das sete maravilhas do mundo, que literalmente significa “baía onde desceu o dragão”, é patrimônio Mundial da UNESCO e situa-se na província de Quàng Ninh.  A primeira vista as pequenas ilhas parecem ser formações vulcânicas antigas, mas não, todas são constituídas por milhares de monolitos de calcário,(como os corais do fundo do mar), nos mais variados tamanhos e feitios, repletos de vegetação densa, que emergem das águas verdes do mar e pelo meio deles existem pequenas aldeias flutuantes.
Para passearmos por lá comprei um tour de 2 noites a bordo de um Junk Boat pela http://HalongContinentalSails.com  uma  empresa que opera no local e que oferece diversos tipos de passeios pela Baía, com uma oferta enorme de barcos para todos os gostos e bolsos.

Mapa do Vietnã
Nossa primeira parada foi HALONG BAY
Em meio a tanta oferta selecionei este. Não me decepcionei.
Em meio a tanta oferta selecionei este. Não me decepcionei.

Os Junk Boats são barcos de rio, bem mais baixos e mais largos que os navios que estamos acostumados a ver no mar, não têm piscina apenas um deck no piso superior, o nosso tinha todas as cabines com vista para o mar, com porta balcão para uma área  comum, sem divisória entre as cabines, que por sua vez eram amplas e confortáveis.

DSCN0517

DSCN0516

DSC01486
Vista da nossa Cabine a bordo do Junk Boat
Banheiro com banheira e ducha separados, decoração incrível
Banheiro com banheira e ducha separados, decoração incrível
Nossa cabine muito espaçosa e confortável
Nossa cabine muito espaçosa e confortável
DSC01487
Nossa cabine dava acesso a uma pequena varanda comum a todas as cabines do andar.

As refeições eram inclusas bem como as bebidas não alcoólicas. Tudo de excelente qualidade e serviço de primeira.

DSC01383

DSC01577

A Bordo do Junk Boat, serviço de primeira
A Bordo do Junk Boat, serviço de primeira
DSC01579
Até no Vietnã ela tinha um pão com queijo.

As ilhas de Halong Bay  tiveram origem a partir de sedimentos calcários, depositados no fundo de um antigo oceano. Como o mar subiu e desceu ao longo de milênios, o calcário macio foi facilmente moldado em enormes monolítos, como vemos hoje. Devido à sua formação natural, a maioria das ilhas são inabitadas, mas donas de uma beleza notável e verdadeiramente mágica.

Durante o passeio, o barco nos leva a diversos pontos de paradas ao longo de toda a Baía, são cavernas imensas, praias com mirantes lá no alto, passagens e  ilhas com os mais diversos formatos e tamanhos.

DSCN0468

DSCN0001-002

DSC01490 DSC01491 DSC01481 DSC01457 Grandes cavernas DSC01554

DSC01531
As cavernas são enormes, poderíamos andar por horas lá dentro.
Lá do alto deste mirante podemos ver toda a Baía.
Lá do alto deste mirante podemos ver toda a Baía.
Valeu a pena subir tudo isso.
Valeu a pena subir tudo isso.
Vista panoramica de Halong Bay
Vista panorâmica de Halong Bay.
Ha Long Bay Vietnam
Nenhuma foto, minha ou da internet conseguem mostrar a real beleza do local!

Vilas flutuantes de pescadores
As Vilas flutuantes também são muito interessantes e bastante comuns, pois trata-se de uma comunidade de cerca de 1600 pessoas, que se dedicam especialmente à pesca, vivem em Halong Bay e estão espalhada por várias vilas flutuantes. Os contrastes das cores das casinhas com o mar e a vegetação são impressionantes e a vida cotidiana destes vietnamitas pode ser vista pelo turista.

A abertura do pais para o turismo trouxe uma nova perspectiva de vida para todos, incluindo os habitantes de Halong que além de trabalharem para os barcos de turismo vendem seus produtos em dolar para quem está por ali.

As vilas flutuantes se espalham por Halong Bay
As vilas flutuantes se espalham por Halong Bay

 

DSC01564
Até as compras são feitas em pequenos mercados flutuantes.
DSC01521
São dezenas de casas flutuantes como estas.

DSC01520

DSCN0507

 

DICAS e INFORMAÇÕES

Moeda: Dong

Língua: Vietnamita, mas o Inglês é bastante falado nas áreas turísticas.

Clima: Estivemos no  Vietnã em Dezembro, quando fazia frio e chovia no norte do país, conforme nos aproximavamos do sul as temperaturas subiram e o sol apareceu.

Em Halong Bay duas noites são mais que suficiente para ver tudo o que tem por lá.

http://HalongContinentalSails.com foi a operadora que usamos para contratação do Junk Boat, fiz tudo pela internet e deu certo. Muito cuidado!Sugiro o site www.cruisecritics.com para saber um pouco mais sobre a empresa que vai te levar para ver Halong Bay.

O povo é bem solícito e receptivo, em  nenhum momento nos sentimos amedrontados ou ameaçados, a comida é boa e os preços muito convidativos.

 

Comentários

comentários