As maravilhosas LAGOSTAS DO MAINE

26 de setembro de 2016 por Keylla Victor
img_0404

Como toda boa filha de pescador que sou, nunca consegui deixar um peixe ou fruto do mar passar em branco, todas as oportunidades são aproveitadas ao máximo.

e7bd954db9706bc8bb97f46e5362ed9d

Foi indo atrás das mundialmente famosas LAGOSTAS DO MAINE,  que saímos do estado de New Hampshire e fomos até Portland, a maior cidade do estado do Maine.

MAINE

Assim como New Hampshire, o Maine é um dos estados pertencentes a região da Nova Inglaterra (New England), localizado no extremo nordeste do país. Florestas cobrem 90% do Maine, que é conhecido como The Pine Tree State,  por causa de suas várias florestas que contêm grandes quantidades de pinheiros (pine tree, em inglês). A capital do estado é Augusta, Porland é a sua maior cidade.

img_6225

A pesca e o turismo são outras fontes de renda importantes do estado.

O único estado americano a fazer divisa com o Maine é o estado de New Hampshire, pois as suas outras fronteiras são as províncias canadenses de New Brunswick e Quebec.

Estado do Maine.
Estado do Maine.

O estado todo tem uma parte histórica bastante importante nos Estados Unidos, pois foi ali que os colonos vindos da Inglaterra inauguraram o primeiro assentamento britânico permanente na América.

THE ROAD TRIP

Percorremos uma média de 140km entre Meredith, em New Hampshire até Portland, cidade litorânea no estado do Maine, escolhi ir até Porland por ser uma cidade maior, que oferecia boas opções de hospedagem, vários pontos turísticos e MUITA LAGOSTA!! rsrsr.

img_6236

O caminho até lá é recheado de cidades pequenas, daquelas bem provincianas. Tudo muito autêntico, muito simples. Diferente do que costumamos ver nas rotas mais comuns na Flórida, Califórnia ou Nova Iorque.

As cidades são lindas, e muito pequenas.
As cidades são lindas, e muito pequenas.

img_0403

O espetáculo da folhagem nos acompanhou por todo o trajeto, desde New Hampshire, até o nosso destino, quanto mais eu olhava, mais eu me encantava…

fall-road

 

PORTLAND

A maior cidade do estado conta com uma população de 66 mil habitantes, uma arquitetura história muito bem preservada,-  datada dos inicio da colonização americana e uma região portuária até bastante agitada.

Porto de Portland.
Porto de Portland.

 

Para os amantes da vida noturna, Portland é bem mais agitada que Meredith , entretanto lembrem-se que não importa o tamanho da cidade, de Meredith à Manhattan, os bares fecham as 2:00 da manhã.

Os faróis de Portland também atraem muitos visitantes, e têm um roteiro com nome próprio “Portland Lighthouse Tour”. Os faróis ficam um pouco afastados da cidade, mas valem a visita.

img_0405
Portland Head Light.

 

A costa sul da cidade é bastante rochosa, no penhasco chamado Cape Elizabeth  que fica no Williams Park,  esta localizado o farol mais antigo do estado do Maine, Portland Head Light, ainda ativo e pode ser visto a 48km de distancia.

img_6241

 

img_6253

AS LAGOSTAS DO MAINE

Chega de papo e vamos ao que interessa… as mundialmente famosas Lagostas do Maine.

img_0236
Pensa em alguém feliz!

Vocês devem estar se perguntando, se valeu a pena viajar tudo isso para saborear a tal Lagosta; sim, valeu super a pena, não só pelo tamanho das lagostas, mas pela fartura e é claro pelo preço também.

As Lagostas estão nos cardápios de absolutamente todos os restaurantes do estado, desde do restaurante chique com toalhas brancas e copos de cristal, até nas barraquinhas ao longo do porto histórico.

A maneira clássica de comer lagosta é na casca — não se ofenda se o garçom lhe oferecer um babador, porque a experiência pode ser maravilhosamente bagunçada, — mas há mais pratos de lagosta que peixinhos a nadar no mar.

img_0245

 

Você pode encontrar bisque de lagosta (Lobster Bisque), ensopado de lagosta, torta de lagosta de panela, lagosta acompanhada de filé (“surf and turf”), lagosta com ovos mexidos no café da manhã, lagosta servida com macarrão ou, talvez a mais deliciosa salada de lascas de lagosta envolvida por um pão de hot-dog (“Lobster roll”). Eu consegui experimentar vários, infelizmente não todos…

Em Portland não deixe de conhecer o Di Millos Restaurant,um restaurante flutuante bem bacana, em que todas as mesas tem uma vista muito agradável do Porto de Portland ,o atendimento é ótimo e o preço é justo. Lugar excelente para você saborear uma boa Lagosta.

img_0404
Lagosta do Di Millo’s.

Onde quer que você coma, quando estiver escrito “MP” — que significa “preço de mercado” — é melhor perguntar quanto custa antes de pedir. Embora a lagosta seja mais barata no Maine do que em qualquer outro lugar, pode alcançar um preço alto, pois neste caso ela será vendida por peso. Na minha opinião, devemos evitar as surpresas.

Se você tem o desejo de comprar sua própria lagosta — e a coragem de enfrentar o cozimento dela viva —, não perca o Lobsterman’s Catch, no histórico Widgery Wharf de Portland, onde poderá comprar direto dos pescadores de lagosta.

QUANDO IR:

O Maine tem lagosta o ano inteiro, entretanto nos meses de inverno, o frio castiga um pouco o turista e os dias são mais curtos também, nós fomos no final de Setembro, pudemos desfrutar das paisagens maravilhosas de outono com clima bem agradável.

ONDE FICAR

A cidade oferece uma boa variedade de hotéis bem no centro, onde da para conhecer a cidade a pé, você só pega o carro para ver os faróis.

Portland Harbour Hotel é uma opção mais cara, para quem não dispensa o luxo.

Nós ficamos no  Hyatt Place Portland um bom custo benefício, bem no centro da cidade.

Para quem curte Hotéis em prédios históricos sem perder a sofisticação, o http://www.theregency.com/ The Regency é uma excelente opção, também muito bem localizado.

 

 

 

Comentários

comentários